fbpx

Unidade Afonso Pena (Matriz)

Av. Afonso Pena, 2.436, andar térreo, Savassi, BH - MG
Segunda a quinta-feira: 8h às 18h
Sexta-feira: 7h às 18h00
2536-1800

Unidade Eldorado

Rua Grécia, 69, bairro Glória, Contagem - MG
Segunda a sexta-feira: 8h às 18h00
3972-1609 / 3972-1677

Especialidades Médicas

Cuidado pode significar muita coisa. Mas aqui na Pulsus ele significa o nosso cuidado com você: excelente, responsável e, acima de tudo, humano. Nossa vocação e razão de existir é a Reumatologia, mas também contamos com a excelência de outras especialidades médicas. Tudo para lhe atender melhor, do jeito que você merece.

Reumatologia pediátrica

As doenças reumáticas em crianças são mais comuns do que se imagina. Os avanços científicos na área da reumatologia pediátrica mostram que tanto a base imunogenética quanto a evolução e tratamento das doenças reumáticas na infância e adolescência são diferentes dos adultos. As principais enfermidades da infância são febre reumática, artrite idiopática juvenil e síndrome da amplificação dolorosa (dor em membros recorrente).

A Pulsus está entre as clínicas de Belo Horizonte que possuem médica reumatologista pediatra e está sempre pronta para cuidar da saúde do seu filho. Se ele sentir dor articular ao se movimentar ou mesmo ao repouso, inchaço nas articulações ou dificuldade em mexer as articulações especialmente pela manhã, conte conosco para ajudar.

Unidade Afonso Pena

Reumatologia

Dor no corpo é sinal de que há algo errado, mas, normalmente, muitas pessoas se automedicam, não se tratam da forma correta e a deformidade acaba se desenvolvendo. É o caso das doenças reumáticas, que podem aparecer em qualquer idade e, quando tratadas no início, podem deixar de evoluir. Por isso, é sempre importante procurar um reumatologista para que o diagnóstico e tratamento corretos sejam realizados.

Unidade Afonso Pena Unidade Eldorado

Neurologia

A Neurologia é a especialidade médica que estuda e trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso: cérebro, medula espinhal, nervos e músculos. O Neurologista é o médico que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas do sistema nervoso. Fornece o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos. A função do médico neurologista é investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, problemas de memória, distúrbios dos movimentos, crises convulsivas, infecções do sistema nervoso e epilepsia.
Nos últimos anos, neurologistas estão atentos aos avanços tecnológicos nas áreas da genética, da imagenologia e neuroimunologia, que servirão como suporte para o diagnóstico neurológico, terapêutica medicamentosa e reabilitação.

Unidade Afonso Pena Unidade Eldorado

Dermatologia

O dermatologista é o profissional responsável pela saúde
da sua pele, que, além de aconselhar qual a melhor forma de conservá-la ao longo da vida, irá tratá-la caso haja alguma enfermidade. Assim, a dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças relacionadas à pele, além das unhas, pelos, cabelos e mucosas.

Entre as principais doenças tratadas por esse profissional estão as temidas acnes (espinhas), alergias diversas, psoríase, vitiligo, queda de cabelos e câncer de pele. Muitas afecções da pele e seus anexos estão associadas a doenças sistêmicas (que afetam outros órgãos), notadamente a doenças reumáticas auto-imunes, como a artrite psoriásica, o lúpus eritematoso sistêmico e as vasculites.

Unidade Afonso Pena Unidade Eldorado

Medicina interna

Aqui na Pulsus possuímos também médicos experientes que cuidam de doenças não reumatológicas, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias (colesterol elevado), distúrbios da tireoide, entre outros. São especialistas no cuidado completo do paciente.

Unidade Afonso Pena

Ortopedia

Ao sentir dor em algumas partes do corpo, como joelhos e ombros, normalmente procuramos primeiramente um ortopedista. Mas seria melhor procurar um reumatologista? O fato é que, mesmo tendo características próprias, muitas vezes as duas especialidades trabalham em conjunto para cuidar dos pacientes com problemas musculoesqueléticos.

Enquanto o ortopedista é responsável pelo tratamento de problemas mecânicos relacionados aos ossos (fraturas, luxações, lesões de menisco, de ligamentos ou outras relacionadas à prática de esportes), o médico reumatologista é aquele que cuida dos problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam (ossos, músculos, tendões e ligamentos).

Unidade Afonso Pena Unidade Eldorado

Cirurgia Vascular e Angiologia

As doenças do nosso sistema circulatório, que atingem veias, artérias e vasos linfáticos, são estudadas e tratadas pelos profissionais de cirurgia vascular e angiologia. Entre as principais enfermidades estão varizes, trombose, deficiência ou falta da circulação, linfedema e erisipela.

Os principais sintomas das doenças vasculares são dor e inchaço dos membros, além de alteração de temperatura, formigamento e dificuldade para caminhar. Como os sintomas são comuns a outras enfermidades, é importante, ao menor sinal deles, procurar um médico especializado.

Unidade Eldorado

Nefrologia

​​A saúde dos nossos rins é extremamente importante. São eles os responsáveis por, entre outros, filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como amônia, ureia e ácido úrico. A nefrologia é, então, a especialidade médica que tem como objetivo o diagnóstico e tratamento clínico das doenças que afetam os rins.

As doenças renais possuem alguns sinais bastante comuns, como pressão alta, inchaço, fraqueza, perda de apetite, náuseas e vômitos frequentes, urina com sangue ou espuma, dor lombar, dor ao urinar e o ato de urinar muitas vezes à noite. No entanto, muitas vezes os sintomas podem ser discretos, o que acaba por dificultar o diagnóstico e tratamento. Por isso, o acompanhamento com o nefrologista é fundamental para retardar a progressão da enfermidade.

As principais causas de doença nos rins são hipertensão arterial, diabetes mellitus e as glomerulopatias (grupo de doenças que acometem os glomérulos, uma estrutura microscópica existente nos rins). Além disso, é importante lembrar que várias doenças reumatológicas causam glomerulopatias, destacando-se o lúpus.

Unidade Eldorado

Gastroenterologia

O bom funcionamento do nosso sistema digestivo é indispensável. Assim, a gastroenterologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. As principais enfermidades atacam o esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, fígado, pâncreas e vesícula biliar. Sintomas como dores abdominais, azia, náuseas, diarréia, sangramento nas fezes, prisão de ventre e icterícia são os mais comuns quando falamos de doenças gastrointestinais.

As doenças mais comuns tratadas pelo gastroenterologista são gastrite, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa), hepatite e cirrose, pancreatite, síndrome do intestino irritável e intolerância a lactose. Algumas patologias gastrointestinais estão associadas a doenças reumáticas, como as doenças inflamatórias intestinais, que podem se associar à inflamação das articulações e da coluna.

Unidade Eldorado

Ultrassonografia articular com power doppler

Exame indolor que permite a obtenção de imagens de alta resolução, auxiliando no diagnóstico preciso e precoce das inflamações e da existência de possível dano estrutural (erosão óssea e alteração na cartilagem) causados por doenças como artrites reumatoide, artrite psoriásica, artrites microcristalinas, espondiloartrites, dentre outras.

Com exclusividade em Belo Horizonte, a Pulsus disponibiliza esse exame avançado permitindo ao reumatologista mais segurança e precisão no diagnóstico e monitoramento do paciente.

Unidade Afonso Pena

1
Olá 😊!
Seja bem vindo(a) à Pulsus Inovação em Saúde!
Podemos ajudar?
Powered by