fbpx

Unidade Afonso Pena (Matriz)

Av. Afonso Pena, 2.436, andar térreo, Savassi, BH - MG
Segunda a quinta-feira: 8h às 18h
Sexta-feira: 7h às 18h00
2536-1800

Unidade Eldorado

Rua Grécia, 69, bairro Glória, Contagem - MG
Segunda a sexta-feira: 8h às 18h00
3972-1609 / 3972-1677

18/11/2020

Novembro Azul e o combate ao câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros com mais de 50 anos. Dos pacientes com câncer de próstata, 25% morrem por causa da doença e por isso é muito importante o diagnóstico precoce. A campanha do Novembro Azul está aí para conscientizar e alertar a população masculina sobre a importância de se cuidar e dar atenção ao próprio corpo. 

Quais são os sintomas?

Em estágio inicial, o câncer de próstata geralmente apresenta poucos ou nenhum sintomas percebidos, o que pode retardar o diagnóstico. No entanto, pode acontecer de o indivíduo começar a sentir dificuldade e a demora em começar e terminar de urinar, há a possibilidade de surgir a presença de sangue na urina ou diminuição do jato e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Esse é um tumor altamente curável quando diagnosticado na fase inicial, ainda com poucos sintomas. Os exames anuais são essenciais para homens com mais de 50 anos ou que se enquadram entre os fatores de risco para a doença, no intuito de identificar cedo a doença. 

FATORES DE RISCO

 

Os principais fatores de risco são:

  • Idade: incidência do câncer aumenta bastante com a idade
  • etnia: homens negros têm risco maior de desenvolver câncer de próstata
  • história familiar
  • alterações genéticas
  • dieta rica em gordura animal e pobre em vegetais
  • obesidade, que está associada também ao aumento da agressividade da doença.

Como se prevenir!

Para prevenir o câncer de próstata é importante manter uma alimentação saudável, fazer atividade física, manter o peso ideal e visitar regularmente o médico.

Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Mas é importante ressaltar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. 

1
Olá 😊!
Seja bem vindo(a) à Pulsus Inovação em Saúde!
Podemos ajudar?
Powered by